A região do corpo mais solicitada para a realização de lipo HD é o abdome. Foto: reprodução

A lipoaspiração é uma técnica revolucionária na cirurgia plástica, mas não é nova. Foi criada em 1980. Várias inovações e aperfeiçoamentos técnicos foram sendo incorporados desde então. O estudo e a experiência clínica aumentaram muito a segurança deste procedimento. Algumas variações técnicas também vão surgindo. Vibrolipoaspiração, lipo a laser, lipo ultrassônica e lipo HD são exemplos.

A lipoaspiração chamada de alta definição ou HD ou 3D é uma variação técnica mais recente que tem gerado bastante interesse e curiosidade nas redes sociais e nos consultórios de cirurgia plástica. A principal característica da lipo HD é o objetivo de definir melhor a musculatura da região tratada. Com o aumento do interesse por um corpo forte e definido cresceu também o interesse pela lipo HD.

A região do corpo mais solicitada é o abdome. O objetivo principal é definir a musculatura abdominal. Muitos pacientes pedem que os “gominhos” do músculo reto abdominal fiquem aparentes.

Esta modalidade de lipo faz uma aspiração que não é uniforme como é na lipoaspiração convencional. A aspiração é feita para deixar zonas com diferentes espessuras de tecido adiposo. A região sobre a musculatura ganha destaque e fica “desenhada”. São intercaladas áreas com lipoaspiração mais intensa e superficial com áreas menos aspiradas. O desenho do músculo reto abdominal é realçado.

Um aspecto muito importante sobre a técnica HD é que nem todos os casos têm condições e indicação para esta modalidade. A indicação para lipo HD é restrita. Existem fatores como flacidez, quantidade de gordura localizada no abdome e condições musculares que podem ter influência para que se tenha um bom resultado. A conversa com o cirurgião é fundamental para definir isto. Na maioria dos casos, a lipoaspiração convencional ou até mesmo uma abdominoplastia (plástica de abdome) são as melhores alternativas. Em casos adequados à lipo HD, essa cirurgia proporciona excelentes resultados.

 

—–

**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401).

Deixe uma resposta