Você conhece o beach tennis?

Que esporte é esse que tem despertado tanta atenção e reunido cada vez mais praticantes em praças de Porto Alegre? Você certamente já passou pela Encol e viu a fila de raquetes, muitas pessoas jogando beach tennis (BT) e se divertindo nas quadras de areia! Sim, esse esporte, relativamente novo – criado na Itália há cerca de 30 anos como atividade recreativa –, está crescendo muito na Capital, assim como no Brasil e no mundo. Há campeonatos em praticamente todos os fins de semana pelas belas praias do nosso País, e as quadras das praças estão sempre cheias, além das disponíveis em clubes. O Brasil já é a segunda potência no esporte (ficando atrás apenas da Itália).

Quadra

Dimensões

Jogos de duplas (formato mais comum): 16 m de comprimento por 8 m de largura.

Jogos de simples: 16 m de comprimento por 4,5 m de largura.

Componentes

Piso de areia

Marcações com linhas (todas com a mesma cor que contraste com a areia) que podem ter de 2,5 cm a 5 cm de largura nas laterais e de 5 cm até 10 cm na linha de base, presas na areia por pregos localizados nos quatro cantos da quadra.

Rede própria para o BT: 1,7 m de altura, presa através de cordas ou cabos de aço. Postes de aço próprios para a modalidade são utilizados para fixar e sustentar a rede, mas alternativas também são comuns, como postes semelhantes aos usados em quadras poliesportivas ou pedaços de madeira.

Fontes: Revista Tênis e CBT