Como jogar

Fundamental, o saque pode ser realizado por cima da cabeça (como no tênis) ou por baixo. Nas duplas mistas, o homem só tem permissão de servir por baixo.

O saque pode ser feito de qualquer região antes da linha de base para qualquer área da quadra adversária. Apenas um serviço é permitido, e é considerada falta e, consequentemente perda de ponto, se houver o contato do pé do sacador por baixo ou por cima da linha de base antes do impacto da raquete com a bola.

Os voleios – forehand e backhand – são usados na devolução de saque e no decorrer do ponto. Suas variações são o drop-shot e o lob. Os devolvedores de saque nos jogos de duplas não têm posicionamento definido. E o smash é o responsável pela definição da maioria dos pontos.

Veja como fazer os golpes básicos do BT com o professor e atleta Gabriel Cidade nos vídeos desta página.

Crédito dos vídeos: Natalia Utz/UTZ Filmes. Imagens foram gravadas na MV Fitness Center, em Porto Alegre.

Disputa

Durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter um contato com a bola e o objetivo é projetá-la sobre a rede sem deixá-la cair na areia. Para que o ponto termine, é necessário que alguma das seguintes situações ocorra: (1) erro na rede; (2) queda da bola na areia; e (3) imposição de algumas regras – exemplos: tocar a raquete na rede ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola no serviço (foot fault).

A contagem no jogo de BT é semelhante à utilizada no tênis. Os sets são formados por games, que são pontuados em: 15, 30 e 40. Quando um game estiver empatado em 40, o formato utilizado é o “no-ad”, sem vantagem.

Os sets vão até seis games, com tie-break até sete pontos quando o set estiver empatado em 6 games. Nas praças de Porto Alegre, os jogos geralmente são de um set. Já nos eventos do circuito mundial, o formato de três sets é o mais usado. Ou seja, vence o time que ganhar dois sets. Caso o jogo esteja empatado em 1 a 1, o terceiro e último set é disputado através de um match tie-break (até 10 pontos).

Fonte: Revista Tênis.