Você sabia que seu aproveitamento e rendimento em quadra estão diretamente ligados ao nível de hidratação do seu corpo? E atenção: a ingestão de água deve começar antes mesmo do início do treino.

Durante a prática da atividade física, a taxa de transpiração aumenta consideravelmente, pois se trata de uma resposta fisiológica que tenta equilibrar o aumento da temperatura corporal. Contudo, se ocorrer perda de líquidos e esta resposta não for compensada, haverá um desequilíbrio na regulação da temperatura, diminuição do rendimento e, possivelmente, da saúde.

Estudos científicos estimam que, para cada 1% de desidratação do corpo, existe um decréscimo de 5% do desempenho. E qual melhor forma de fazer essa hidratação? Água sem gás ou água de coco natural. Para quem quer uma opção ainda mais saudável, use a água alcalina com Pral negativo. Além de ser rica em sais minerais, ela passa por filtros que retiram cloro, metais pesados e bactérias.

A seguir preparei uma série de dicas sobre hidratação. Confira.

– Evite os “famosos” isotônicos, pois eles têm muito bromo na composição, interferindo na homeostase hormonal e no metabolismo;

– Não espere sentir sede para hidratar-se. A sede é o sintoma inicial da desidratação (hipohidratação);

– Consumo ideal de água: seu peso x 35ml;

– Comece o dia ingerindo um copo de água – e chegue ao final dele ingerindo pelo menos 10 copos;

– Leve sempre uma garrafinha junto com você (de vidro de preferência);

– Observe sempre a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de se tomar água (o ideal é que ela esteja clara, transparente).

– Hidrate-se antes, durante e após o exercício.

—-
**Luciana Garcia Moi é formada em medicina pela Universidade Luterana do Brasil, com pós-graduação em Medicina Estética pela SBME, pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e pós-graduação em Medicina Integrativa/Preventiva pela Uningá. Ela atende na Clínica Aesthetos (Av. Carlos Gomes, 1492)

Deixe uma resposta