
No empreendimento Cap. 1, da ABF Developments, as suítes das unidades duplex estão em posição nascente, para que os primeiros raios de sol invadam os quartos. Foto: Divulgação
Com 25 anos de experiência no mercado imobiliário, Vinicius Batista enxergou um espaço para construir um relacionamento diferenciado entre os clientes, as empresas e os profissionais da área. Fez da Lopes Inovva, franquia da Rede Lopes, a maior apoiadora do beach tennis gaúcho, patrocinando torneios e o BTPOA.
Como todos nós, se tornou um apaixonado por esse esporte que cresce a cada ano no Brasil e no mundo. E hoje começa a integrar nosso site como colunista, trazendo informações que vão fazer toda a diferença para quem quer adquirir ou vender um imóvel. Confira a seguir.
“Escolhi o tema ‘Orientação Solar’ para minha primeira coluna por considerá-lo
uma das questões mais importantes na hora de escolher um imóvel. Ao longo dos meus 25 anos de mercado imobiliário sempre me chamou atenção o descuido ou a falta de informação dos clientes a respeito desse assunto.
A incidência de sol em imóveis varia de acordo com a região em que ele está localizado e também com cada estação do ano. Por isso, pesquisar sobre o imóvel de seu interesse e notar o tempo de convergência de luz em cada espaço são determinantes para fechar um negócio de sucesso.
A permanência de sol em áreas como sala e varanda, por exemplo, auxilia na manutenção de plantas e torna os espaços mais arejados. Já a maior intensidade de luz solar em espaços de cozinha ajuda a controlar a umidade e o mau cheiro gerado pela formação de mofo e bolor. Em relação aos quartos, costuma-se preferir que o sol bata durante a manhã para mantê-lo aquecido no início do dia e fresco no fim da tarde.
Eu particularmente indico a orientação norte. Aqueles imóveis voltados para a face norte terão iluminação garantida, praticamente o dia todo e no ano inteiro. Lembrem-se: locais muito escuros, úmidos e frios podem influenciar até mesmo na saúde dos moradores. Quanto menor a incidência de luz maior é o aparecimento de fungos e ácaros que podem contribuir para o aparecimento de alergias e problemas respiratórios.
Por isso, pergunte sempre sobre a orientação solar para seu corretor e passe na frente do imóvel ou do terreno várias vezes durante o dia. Para quem ficar com dúvidas, a velha e boa bússola também ajuda bastante!”