Caminhar com o cachorro é uma forma de se manter ativo e melhorar o condicionamento físico. Foto: Hannes L.

Ter um bom condicionamento físico é essencial para jogar bem e evoluir no beach tennis. Dessa forma, você treinará com menor esforço, conquistará maior rendimento na quadra e diminuirá o risco de lesões.

Veja, a seguir, 10 dicas para melhorar seu condicionamento físico:

1. Mantenha uma vida ativa. Mesmo não estando matriculado em uma academia de ginástica, procure levar uma vida mais ativa, caminhando até o trabalho ou caminhando com o cachorro.

2. Pratique beach tennis (e, se quiser e puder, mais um esporte ou atividade física) regularmente, mesmo que seja ao menos duas vezes por semana.

3. Procure se alimentar corretamente. Uma alimentação balanceada, com fibras, carboidratos e proteínas, e pouca quantidade de gorduras irá ajudar muito a manter seu peso corporal equilibrado e seus níveis de energia adequados para a prática de alguma atividade física.

4. Certifique-se de que haja um repouso apropriado, garantindo entre 6 e 8 horas de sono diariamente.

5. Hidratação adequada é fundamental para manter os processos fisiológicos de um praticante de exercícios físicos. Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios físicos, serão necessários até 3 litros de água por dia.

6. Se o problema que o impede de seguir um plano de treinamento físico for a falta de tempo, invista em atividades físicas mais vigorosas, pois exercícios mais intensos, mesmo que praticados por curtos espaços de tempo, aumentam o gasto calórico e contribuem para a melhora do condicionamento físico.

7. Em sua rotina de treinos inclua exercícios cardiorrespiratórios (beach tennis, caminhada, corrida, natação), de força muscular (musculação, treinamento funcional) e trabalhe sua flexibilidade.

8. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool no organismo influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas. A ingestão de álcool interfere na absorção e utilização de carboidratos, no batimento e no rendimento cardíaco e no fluxo sanguíneo muscular. Além disso, o índice de lesões no esporte aumenta proporcionalmente ao aumento da quantidade de álcool ingerida.

9. Após iniciar um programa de exercícios físicos, controle sua ansiedade para esperar resultados apenas a médio e longo prazo. No início, foque na boa postura durante a execução dos movimentos, na sua concentração e divirta-se com seus movimentos.

10. Exercite-se, de preferência, com a orientação de um bom profissional da educação física. Isso irá assegurar maior eficácia e segurança para você durante os treinos.

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