A harmonização facial é o nome do tratamento baseado em volumização/preenchimentos de regiões da face. É feita uma avaliação individualizada do rosto. São identificadas as regiões que devem ser preenchidas. O objetivo é obter uma face mais harmônica e proporcional.

Dependendo das características de cada rosto pode ser necessário tratar uma ou mais regiões. Em alguns casos simplesmente não há necessidade de nenhum preenchimento, pois a face já é harmônica e proporcional. As regiões mais tratadas são: queixo, nariz, mandíbula, maçãs do rosto e lábios. O material mais utilizado é o ácido hialurônico, que é amplamente testado e é muito bem tolerado pelo organismo.

Um aspecto importantíssimo da harmonização facial é zelar pela naturalidade e evitar preenchimentos com volumes excessivos. Na face, a regra do “menos é mais” é seguida fielmente. Observados estes cuidados, o efeito obtido por uma harmonização facial bem-feita é extremamente gratificante. Os traços naturais de cada rosto são valorizados e destacados.

O procedimento é realizado com anestesia local no consultório. A duração do resultado é em torno de 2 anos. A recuperação é rápida e não há necessidade de interrupção de atividades laborais e esportivas por muitos dias.

—–

**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401).

Deixe uma resposta