O retorno ao beach tennis após uma lipoaspiração é mais rápido que depois de uma abdominoplastia. Foto: Cleon Medeiros

 

Uma dúvida frequente no consultório de cirurgia plástica é sobre a possibilidade de uma lipoaspiração isolada resolver uma barriga saliente após uma gestação. A lipoaspiração é uma técnica em que se retira a gordura de uma região através de pequenas incisões na pele. Não é retirado nenhum excedente de pele. Sua maior indicação é gordura localizada sem grande flacidez cutânea.

A abdominoplastia é uma técnica em que se corrige a flacidez cutânea e muscular do abdome que comumente surge após gestações ou perda significativa de peso. A cicatriz é consideravelmente maior que a de uma cesariana, mas fica escondida dentro de uma calcinha ou biquíni.

Após uma gestação, é comum haver uma certa flacidez residual da pele do abdome. Mesmo nos casos em que não houve muito ganho de peso ou grande aumento de circunferência abdominal, é esperado que não haja uma retração completa da pele e da musculatura após o parto.

Em casos que não há flacidez de pele significativa e somente se evidencia gordura localizada no abdome, a lipoaspiração é a técnica mais indicada. Nos casos em que a flacidez é bastante significativa, a lipoaspiração isolada não é suficiente para um bom resultado. A retirada da pele excedente se faz necessária e o procedimento mais indicado é abdominoplastia.

O incômodo com uma leve flacidez varia de paciente para paciente e pode ser decisivo na escolha por técnicas com retirada de pele ou não. Por vezes, casos semelhantes podem ser tratados de maneira diferente. Algumas mulheres aceitam melhor uma flacidez abdominal de grau leve e optam por não realizar a abdominoplastia. Outras pacientes não se incomodam com a cicatriz maior da plástica abdominal e querem esta técnica mesmo para casos leves.

Nos casos em que não há flacidez acentuada a lipoaspiração pode ser suficiente isoladamente ou associada às chamadas mini-plásticas ou mini-abdominoplastias.

Uma avaliação individualizada é importante. A intenção de ter ou não ter mais filhos também é levada em consideração na decisão sobre a melhor técnica a ser utilizada. De maneira geral, a abdominoplastia é feita após o último filho. A recuperação pós-operatória é distinta. O retorno ao beach tennis é mais rápido após a lipoaspiração e mais demorado após uma abdominoplastia.

—–

**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401).

Deixe uma resposta