Conforme o Dr. Carlos Renato Kuyven, a questão mais importante é individualizar cada caso. Foto: Cleon Medeiros

 

Qual a melhor técnica de colocação de uma prótese de silicone nas mamas? Por cima ou por baixo do músculo peitoral? Essa é uma questão que gera bastante dúvida entre as mulheres que desejam aumentar e modelar as mamas.

Não existe uma técnica melhor que a outra em todas as situações. Se existisse, a técnica inferior seria abandonada e não se discutiria mais este assunto. A questão mais importante é individualizar cada caso. E com o grande nível de informação que a maioria das pacientes chega no momento da segunda consulta (em geral, a primeira foi feita com o “Dr. Google”), pode-se explicar muito claramente porque se escolheu uma técnica e não a outra.

E para as jogadoras de beach tennis? Alguma consideração diferenciada, já que é um esporte no qual o músculo peitoral é bastante utilizado?

Na imensa maioria das jogadoras, a avaliação e plano cirúrgico continuam os mesmos. Ou seja, a técnica escolhida será aquela que proporcionará o melhor resultado estético a longo prazo. Acima ou abaixo do músculo peitoral. No caso das atletas de alto rendimento (profissionais ou com planos de se tornar “pro”), a escolha da técnica sub-muscular deve ser feita com maior cuidado. Evita-se colocar a prótese em baixo do músculo para não tirar da posição natural um músculo que participa muito do jogo. Não é uma regra imutável e pode-se discutir com a atleta os prós e contras, principalmente nos casos em que teoricamente a colocação sub-muscular seria a mais indicada. Quando a prótese é colocada em baixo do músculo, este é deslocado superiormente e sai da posição natural que é em contato íntimo com as costelas. Neste processo há uma leve perda de força deste músculo. Em jogadoras amadoras esta perda não é notada. Em atletas profissionais existe o receio de que qualquer perda de força possa causar, mesmo que leve, algum prejuízo de rendimento esportivo.

Este é um tema bastante interessante e deve ser discutido com o cirurgião plástico. O importante é atingir os dois objetivos: mamas mais bonitas e continuar jogando beach tennis. No próximo artigo falarei sobre a recuperação após a prótese de silicone (quando pode voltar a jogar, uso de sutiã pós-operatório e tudo mais). Até a próxima!

 


 

**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401)

Deixe uma resposta