Como fica o sexo depois de uma cirurgia plástica? A mulher quando se sente mais bonita e confiante normalmente transfere esta autoestima para a sua relação amorosa e seual. Por isso, ela tem tudo para melhorar. São inúmeros os relatos de pacientes que dizem que seus relacionamentos “esquentaram” depois da cirurgia plástica. No entanto, há um período de quarentena logo após o procedimento.

Essa é uma dúvida muito frequente e que muitas pacientes deixam de perguntar por constrangimento e vergonha. Como o sexo faz parte da vida de todo mundo, obviamente, tem que ser abordado no período pós-operatório também.

A totalidade das beachtennistas me pergunta, ansiosa, quando pode voltar a jogar. Mas poucas perguntam quando podem voltar à vida sexual normal.

Algumas pacientes, quando acompanhadas pelo marido, na consulta de revisão, recebem um olhar aflito e são compelidas pelos companheiros com a seguinte frase: “E aí? Não vai perguntar para o médico?”. E a paciente, constrangida, questiona: “Doutor, sem querer apressar nada, mas meu marido gostaria de saber quando poderemos voltar a ter relações”.

A resposta é: depende da cirurgia. Procedimentos menores e com menos pontos e que não manipularam mamas ou musculatura abdominal podem ter um retorno mais rápido, em poucos dias. São exemplos a lipoaspiração, rinoplastia, cirurgia das pálpebras, rosto e pescoço. As plásticas abdominais (abdominoplastia) e mamárias (silicone e mamoplastias) exigem um pouco mais de tempo. O retorno à vida sexual deve ser cauteloso e depende de como a mulher se sente em relação à dor e ao desconforto. Relações menos intensas e sem o apoio de peso nas mamas podem ser retomadas a partir de 20 a 30 dias. Depende da evolução cirúrgica e da dor que ainda pode estar presente e se há algum tipo de atraso na cicatrização das incisões

 


**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401).

Deixe uma resposta