Uma dica valiosa para praticantes de esportes com exposição ao sol, como o beach tennis, é o uso de óculos escuros. A pele palpebral é muito fina e sensível ao dano solar. Foto: Cleon Medeiros

 

A partir dos 40 anos muitas mulheres notam que um excesso de pele vai se formando nas pálpebras. Algumas notam até bem antes dos 40. E não somente as mulheres, os homens também apresentam o mesmo problema. O que muda é apenas o momento que este excesso de pele começa a incomodar. Nos homens costuma ser mais tarde, quando o problema está bem mais evidente.

O tratamento é uma pequena cirurgia que se chama blefaroplastia. Podemos tratar a pálpebra superior isoladamente, mas muitas vezes há necessidade de se tratar a inferior também. A anestesia é local, e a recuperação é sem dor e bem rápida. Alguns dias de olho roxo apenas. A cicatriz é muito pequena e fica imperceptível.

Qual é a relação com o botox?
Alguns pacientes apresentam um excesso importante de pele na pálpebra superior e rugas na testa bem marcadas (músculo frontal muito ativo). O botox trata as rugas da testa, relaxando a musculatura frontal. Acontece que o relaxamento desta musculatura pode evidenciar, em alguns casos, a pele que está sobrando na pálpebra superior. Muitas pacientes se dão conta da real sobra de pele palpebral após um tratamento com botox. E, para poder se beneficiar do efeito rejuvenescedor do botox sem que isso ocorra, é necessário remover este excesso de pele com uma blefaroplastia. Em alguns casos também pode ser necessário associar uma elevação das sobrancelhas.

Uma dica valiosa para praticantes de esportes com exposição ao sol, como o beach tennis, é o uso de óculos escuros. A pele palpebral é muito fina e sensível ao dano solar.

 

—–

**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401).

 

Deixe uma resposta