Realizar cirurgia plástica no inverno possui muitas vantagens para quem quer chegar no verão com um corpão de arrasar. Uma delas é que com o clima frio o inchaço no pós-operatório tende a ser menor.

 

Diferentemente de outras regiões do país, o Rio Grande do Sul tem as estações bem definidas. Aqui o inverno é nitidamente mais frio e com menos intensidade de luz solar. E é exatamente por isso que é o período do ano em que mais se realizam cirurgias plásticas.

Duas recomendações frequentes após cirurgias estéticas são: uso de modeladores compressivos e evitar exposição ao sol. O clima frio do inverno possibilita que a paciente use roupas mais largas, portanto o uso de cinta durante o período de recuperação é mais confortável e discreto. E com dias mais nublados e sol mais “fraco” do inverno, fica muito mais fácil evitar a exposição à luz solar.

Outra vantagem das cirurgias plásticas realizadas no inverno é que com o clima frio o inchaço no pós-operatório tende a ser menor. Além destes fatores existe o período de férias de inverno que facilita bastante o período de recuperação para muitas pacientes.

É verdade que este ano, em virtude da pandemia de coronavírus, há outros fatores que mudam um pouco a programação de quem quer fazer uma plástica. Algumas pacientes são do grupo de risco, outras não terão férias e outras tiveram sua atividade muito comprometida. Cada pessoa tem uma situação particular.

No entanto, para aquelas pessoas que têm vontade e conseguem se organizar e não fazem parte de grupos de risco, é possível concretizar o sonho de realizar uma cirurgia estética neste inverno. Pode-se testar todos os pacientes para Covid-19 previamente à cirurgia e fazer o procedimento com a maior segurança possível. Algumas pacientes estão inseguras e preferem adiar a cirurgia por algum tempo. É importante que cada pessoa se sinta segura e confortável para realizar qualquer procedimento. O cirurgião pode esclarecer dúvidas e ajudar a planejar o melhor momento para fazer a cirurgia.

—–

**Dr. Carlos Renato Kuyven é formado em medicina pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Antes de retornar para Porto Alegre, passou um ano como cirurgião convidado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Ele atende na Clínica Kuyven (Avenida João Obino, 345. Telefones: 51 3388.4686/ 992997401).

Deixe uma resposta